Teste o Microbioma
Microbioma Fecal vs. Microbioma Intestinal
O microbioma fecal refere-se especificamente aos microrganismos presentes nas fezes. Isso contrasta com o termo amplamente utilizado “microbioma intestinal”, que se refere aos microrganismos que vivem ao longo de todo o trato digestivo.
Embora o microbioma fecal seja tecnicamente derivado do microbioma intestinal, os dois termos são usados de forma intercambiável. Isso ocorre devido às práticas padrão na pesquisa do microbioma intestinal, que utilizam as fezes como um indicador para estudar a comunidade microbiana mais ampla do trato gastrointestinal.
Muitos fatores levam a flutuações na composição microbiana do microbioma fecal, como o tempo de trânsito intestinal e mudanças na dieta. No entanto, estados de doença e disbiose do microbioma intestinal são detectáveis independentemente dessas flutuações. Por isso, usamos os termos “análise do microbioma intestinal” ou “exame de saúde intestinal” como substitutos para a análise do microbioma fecal.
O que a análise do microbioma fecal pode revelar sobre a saúde do seu paciente?
Tanto em humanos quanto em animais, o microbioma intestinal — uma comunidade de trilhões de bactérias e outros microrganismos que vivem no trato digestivo — desempenha funções que apoiam diversos aspectos da saúde geral, incluindo digestão adequada, absorção de nutrientes e um sistema imunológico forte¹.
Diferentes tipos de bactérias benéficas no intestino desempenham papéis distintos, e quando há um desequilíbrio na diversidade normal desses grupos bacterianos, o microbioma não consegue realizar todas as suas funções importantes. O resultado pode ser uma variedade de sinais clínicos, como diarreia, constipação, vômitos, inchaço, atopia, obesidade e até sintomas comportamentais ou neurológicos.
O exame de microbioma fecal pode fornecer informações valiosas sobre o que está acontecendo no intestino do seu paciente. Ele não apenas revela desequilíbrios bacterianos que podem estar causando os sinais clínicos, mas também destaca possíveis problemas de saúde antes do início dos sintomas.
O que é o Exame de Microbioma Intestinal?
O exame de microbioma intestinal é uma maneira de detectar disbiose e grupos bacterianos específicos relacionados à saúde animal. Isso pode ser determinado por meio da análise do microbioma fecal, que envolve a identificação das bactérias presentes nas fezes de um animal. Embora haja diferenças entre as composições do microbioma fecal e do microbioma intestinal, as fezes têm se mostrado uma ferramenta eficaz para determinar a saúde do microbioma intestinal e uma medida diagnóstica abrangente devido à membrana mucosa presente nos intestinos2,3.
O exame de microbioma fecal é reconhecido como uma ferramenta diagnóstica promissora. Estudos que utilizam a análise do microbioma fecal como indicador para a saúde do microbioma intestinal descobriram que a disfunção ou desequilíbrio do microbioma humano está associado a uma variedade de condições — incluindo síndrome do intestino irritável (SII), doença de Crohn, colite, doença inflamatória intestinal (DII), obesidade, diabetes tipo 2, ansiedade e depressão4-10.
Pesquisas extensas agora se concentram no microbioma intestinal como uma fonte de tratamentos inovadores, bem como novas abordagens diagnósticas para essas condições de saúde11. Nos últimos anos, várias empresas de saúde começaram a oferecer kits de exame de microbioma que permitem que as pessoas aprendam sobre seu próprio microbioma intestinal.
Embora ainda haja muito a aprender sobre o ecossistema microbiano do intestino, o exame de microbioma fecal é uma maneira de obter informações sobre a saúde intestinal de um paciente para ajudar a apoiar um plano de tratamento bem-sucedido e melhorar a saúde geral.
Utilizamos o maior banco de dados de amostras de microbioma de cães e gatos do mundo
A AnimalBiome coletou e analisou mais de 45.000 amostras fecais de cães e gatos. Como nossa parceira exclusiva no Brasil, a Petbiomas Vet tem acesso a todo esse banco de dados.
Um subconjunto destas amostras que atende a rigorosos critérios foi separado para animais saudáveis. Ao estudar essas amostras saudáveis, conseguimos construir um subconjunto dos grupos bacterianos específicos que esperamos encontrar no microbioma intestinal de um gato ou cão saudável.
Quando uma amostra de fezes é enviada ao nosso laboratório, analisamos o microbioma fecal do paciente e cruzamos os dados com nosso conjunto de referência saudável. Em seguida, enviamos um Informativo detalhado, com recomendações baseadas em evidências para dieta que podem melhorar a saúde do microbioma intestinal.
Se o microbioma intestinal do seu paciente já estiver diversificado e equilibrado, ele pode se assemelhar ao conjunto de referência saudável. Caso contrário, o relatório explicará se a solução é adicionar bactérias benéficas, remover patógenos, reequilibrar as populações existentes ou uma combinação de abordagens.
O que posso aprender sobre a saúde do meu paciente com o exame de microbioma fecal?
O exame de microbioma fecal fornece insights úteis que nenhum outro exame veterinário atual pode oferecer. Sintomas clínicos relacionados à digestão, inflamação, funções fisiológicas anormais, funcionamento inadequado do sistema imunológico e outras condições associadas ao microbioma são provavelmente indicações de disbiose do microbioma intestinal.
O Exame de Microbioma Intestinal da Petbiomas determina se há disbiose bacteriana e quais bactérias estão envolvidas, fornece recomendações específicas para abordar a disbiose e soluções práticas para iniciar o processo de restauração.
Antibióticos são conhecidos por causar mudanças significativas, tanto a curto quanto a longo prazo, na comunidade bacteriana do microbioma intestinal de humanos e animais12. Como os antibióticos afetam o microbioma intestinal de indivíduos de maneiras diferentes, o exame é uma ferramenta valiosa para entender como o microbioma do paciente é impactado pela terapia antimicrobiana e o que é necessário para restaurá-lo.
Aqui está o que você pode aprender com o exame de microbioma da Petbiomas:

Comunidade microbiana única do seu paciente:
Usando sequenciamento de DNA de última geração, identificamos 5.000 tipos diferentes de bactérias no intestino do seu paciente, fornecendo uma imagem detalhada do microbioma intestinal único.

Desequilíbrios:
Mudanças significativas na diversidade e abundância de micróbios intestinais indicam um microbioma desequilibrado, o que pode afetar as funções fisiológicas do paciente e, por fim, alterar seu estado de saúde. Identificar desequilíbrios precocemente permite recomendações terapêuticas importantes.

Dieta ideal do seu paciente:
Cada microbioma intestinal é único. Diferentes pacientes precisam de ajustes dietéticos específicos para apoiar o crescimento de bactérias benéficas. As recomendações alimentares baseadas nos resultados individuais do seu paciente ajudarão você a fazer sugestões simples e eficazes para melhorar a saúde intestinal e o bem-estar geral.

Bactérias ausentes:
Uma comparação dos resultados do seu paciente com o conjunto de referência saudável revelará se o paciente está faltando bactérias-chave. Essas ausências são frequentemente resultado do uso de antibióticos, dieta, doença ou outros fatores.

Bactérias patogênicas:
O teste do microbioma fecal pode identificar grupos problemáticos de bactérias intestinais. Bactérias patogênicas, embora em pequenas quantidades possam ser normais, podem ter ações prejudiciais quando se proliferam excessivamente.
Conheça seu paciente por dentro

Como funciona?

Peça um Kit do Exame de Microbioma Intestinal
Identifique desequilíbrios no microbioma intestinal do seu paciente. Peça seu kit em testes únicos ou em quantidade no nosso site: petbiomas.vet.br

Colete a Amostra
O kit do exame de microbioma inclui tudo o que você precisa para coletar uma pequena amostra de fezes do seu paciente. Colete 1 grama (o tamanho de uma ervilha) de fezes frescas. Idealmente, as fezes são coletadas diretamente do reto, mas você pode coletar de fezes recém-evacuadas (<4 horas). Se coletar de fezes frescas, obtenha uma amostra do meio das fezes para evitar contaminação e degradação bacteriana.
Temos exames diferentes para gatos e cães. Certifique-se de usar o exame correto para cada espécie. Cada paciente terá 2 tubos com o mesmo código de identificação. Uma vez que a amostra esteja na solução de preservação, ela pode ser mantida em temperatura ambiente e preservada por até 1 ano.
Após coletar a amostra, faça o registro da dela em nosso site.

Envie a Amostra
O kit do exame inclui envelope de retorno. Coloque os tubos dentro do envelope de retorno e vá até uma agência dos Correios mais próxima. O envio para nosso laboratório é gratuito.

Receba o Informativo de Resultados
Em até 45 dias corridos depois que a amostra chegou em nosso laboratório, você receberá uma notificação de que os resultados do exame do seu paciente estão prontos. Você receberá um Informativo detalhado, completo com recomendações personalizadas para melhorar a saúde do seu paciente.
Referências Bibliográficas
- Shreiner AB, Kao JY, Young VB. The gut microbiome in health and in disease. Curr Opin Gastroenterol. 2015;31(1):69-75. doi:10.1097%2FMOG.0000000000000139
- Tang Q, Jin G, Wang G, Liu T, Liu X, Wang B, et al. Current Sampling Methods for Gut Microbiota: A Call for More Precise Devices. Front Cell Infect Microbiol. 2020;10. doi:10.3389/fcimb.2020.00151
- Furusawa C, Tanabe K, Ishii C, Kagata N, Tomita M, Fukuda S. Decoding gut microbiota by imaging analysis of fecal samples. iScience. 2021;24(12). doi:10.1016/j.isci.2021.103481
- Pimentel M, Lembo A. Microbiome and Its Role in Irritable Bowel Syndrome. Dig Dis Sci. 2020;65(3):829-839. doi: doi:10.1007/s10620-020-06109-5
- Inga Peter, Ana Maldonado-Contreras, Caroline Eisele, Christine Frisard, Shauna Simpson, Nilendra Nair, Alexa Rendon, Kelly Hawkins, Caitlin Cawley, Anketse Debebe, Leonid Tarassishin, Sierra White, Marla Dubinsky, Joanne Stone, Jose C Clemente, Joao Sabino, Joana Torres, Jianzhong Hu, Jean-Frederic Colombel, Barbara Olendzki. A dietary intervention to improve the microbiome composition of pregnant women with Crohn’s disease and their offspring: The MELODY (Modulating Early Life Microbiome through Dietary Intervention in Pregnancy) trial design. Contemporary Clinical Trials Communications. 2020;18:100573. doi:10.1016/j.conctc.2020.100573
- Liu S, Zhao W, Lan P, Mou X. The microbiome in inflammatory bowel diseases: from pathogenesis to therapy. Protein Cell. 2020;12(5):331-345. doi:10.1007/s13238-020-00745-3
- John GK, Mullin GE. The Gut Microbiome and Obesity. Curr Oncol Rep. 2016;18(7):45. doi:10.1007/s11912-016-0528-7
- Sharma S, Tripathi P. Gut microbiome and type 2 diabetes: where we are and where to go? J Nutr Biochem. 2019;63:101-108. doi:10.1016/j.jnutbio.2018.10.003
- Jin X, Zhang Y, Celniker SE, Xia Y, Mao JH, Snijders AM, et al. Gut microbiome partially mediates and coordinates the effects of genetics on anxiety-like behavior in Collaborative Cross mice. Sci Rep. 2021;11(1):1-13. doi:10.1038/s41598-020-79538-x
- Haiyin Jiang, Zongxin Ling, Yonghua Zhang, Hongjin Mao, Zhanping Ma, Yan Yin, Weihong Wang, Wenxin Tang, Zhonglin Tan, Jianfei Shi, Lanjuan Li, Bing Ruan. Altered fecal microbiota composition in patients with major depressive disorder. Brain Behav Immun. 2015;48:186-194. doi:10.1016/j.bbi.2015.03.016
- Ben-Chen Rao, Jia-Min Lou, Wei-Jie Wang, Ang Li, Guang-Ying Cui, Zu-Jiang Yu, Zhi-Gang Ren. Human microbiome is a diagnostic biomarker in hepatocellular carcinoma. Hepatobiliary Pancreat Dis Int. 2020;19(2):109-115. doi:10.1016/j.hbpd.2020.01.003
- Pilla R, Gaschen FP, Barr JW, Olson E, Honneffer J, Guard BC, et al. Effects of metronidazole on the fecal microbiome and metabolome in healthy dogs. J Vet Intern Med. 2020;34(5):1853-1866. doi:10.1111/jvim.15871